sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

The Prince of Tennis: 5ª temporada - Primeira Parte

Em meados de 2008 conheci The Prince of Tennis (Tennis  no Oujisama, no original) pelo canal Animax. No Brasil foram exibidos 97 episódios de 178 (versão clássica), ou seja, apenas até a 4ª temporada. A 5ª é referente à final do Torneio de Kanto, quando a Seigaku enfrenta time bicampeã (que procura a terceira vitória consecutiva) a Rikkaidai Fuzoku. Vou expor alguns pontos que percebi até então. 

  • Primeiro contato! 

Após vencer a Rokkaku, Seigaku avança e se classifica para a final do torneio de Kanto. No mangá, Ryoma presencia a derrota da Fudomine com os próprios olhos. Diferente, no anime, há um "vácuo" de 20 episódios até que a partida final comece.

   

No anime, Kihiraha é impiedoso e MUITO agressivo na partida contra o Tachibana a ponto de ferir e mandá-lo pro hospital.  


No mangá, Kirihara o derrota causando espanto, todos sabem que Tachibana é atleta de nível Nacional. O agride, mas "não tão intensamente".


Ao assistir o vídeo da partida da Fudomine, a Seigaku fica apreensiva e um tanto preocupada quanto suas capacidades atuais para derrotar a bicampeã Rikkaidai. 


No mangá eles se mostram completamente preparados, inclusive e principalmente o Ryoma! 


  • Confuso e controverso! 

No dia da partida cai uma forte chuva que impede que entrem na quadra. Ryoma não consegue se segurar, ele então desafia "por baixo dos panos" o Sanada. 


Ele aceita, mas com a condição que ninguém saiba ou podem ser desclassificados...

Não é Sanada, é Kirihara! Antes da final, Ryoma encontra Kirihara e Jackal nas ruas e escuta que estão difamando os integrantes da Seigaku, exceto Tezuka. Aí o desafio é feito... para o Kirihara: 


Algo incomum! Na versão do anime, Ryoma perde a partida (secreta) para o Sanada. 


Ele fica bastante abalado e traumatizado. No fim acaba precisando da ajuda do Akutsu se reerguer e voltar ao seu equilíbrio psicológico. 


Perigo se aproxima! Kirihara usa métodos perversos para se sobressair, atacando diversas vezes no joelho com seu "Knuckle Serve". 

Inesperadamente o espírito samurai desperta em Echizen e ele vira o jogo...


Enquanto isso, Sanada faz uma visita ao Yukimura no hospital, mas Yanagi chega e avisa que Kirihara está jogando contra Echizen, integrante do próximo time adversário. 


Todos vão em direção ao clube, temendo que o "modo devil" cause problemas...  

No anime a cena do hospital é bem diferente. O time vai fazer uma visita à Yukimura, dando apoio e doces para animá-lo. 

 


Kirihara que também vai ao hospital, descobre que Tachibana está internado e acaba causando confusão. Fuji o desafia e a rivalidade aumenta... 

 

No mesmo episódio, Ryoma encontra Sanada após sair do hospital. Bastante confuso e desatento, ele quase atravessa a rua em movimento. 

Depois, Ryoma o convida para outra "partida rápida", joga menos de um set e desiste dizendo que vai aguardar até o dia da final. 

Nada disso acontece no mangá! O time da Rikkai chega quando a partida acaba, quando Sanada abre a porta que dá acesso à quadra, dá de cara com Ryoma que desmaia em seus braços devido ao cansaço...


(ele estava apenas dormindo) rs

Importante! É preciso ter em mente que as personalidades de alguns personagens são diferentes entre o anime e o mangá, como é o exemplo do Sanada. No mangá ele tem o hábito de punir seus companheiros com tapas, como foi o caso. Jackal levou toda a culpa.

O método rígido! Quando Kirihara diz que perdeu para Echizen, Sanada o pune impiedosamente. Todos do time são a favor destas práticas, pois elas os ajudaram a conquistar títulos: "Reflita sobre o que você fez" ou "perder não é aceitável".


Na sequencia, Ryoma acorda em seu quarto, mas ... quem será que o levou para casa? Como eles sabiam o endereço? 

Mistérios e mais mistérios que apenas o autor pode respondê-las (risos)...

  • Esta cena consta nas duas versões!



Como dito acima há diversas diferenças entre a versão animada e a dos quadrinhos. Há um total de 10 episódios entre a partida frustrada do Ryoma e o início da final do Torneio de Kanto. Nesse meio tempo, a Seigaku vai treinar nas montanhas para ficar mais forte e enfrentar os adversários de igual pra igual. 



Eventos fillers prolongam a partida final, deixando a história muito maçante. Há até a participação do time da Hyotei pra ajudar a Seigaku. 

Enquanto isso, Inoue (repórter profissional) visita a Rikkaidai: 

Dá a entender que Kanagawa é bem perto de Tóquio....??


  • Ainda tem mais! 

Quando o dia da partida (finalmente) chega, antes, Kaidou avista um cãozinho no rio e resolve ajudá-lo. Eles são levados pela correnteza, por sorte Momoshiro volta e o salva! 

Tem um lado positivo nisso tudo, porque Momo e Kaidoh se aproximam enquando dupla.



  • Aeluia! Chegou o tão esperado momento: Final do Torneio de Kanto

No anime, Ryoma e Sanada se encaram na quadra antes da partida começar. 

No mangá, é o time inteiro que estranhamente encara o Ryoma. A cena é cômica, levando em consideração aquele "desmaio".


Cumprimento entre Capitães! Oishi está ocupando um posto importante, muito nervoso acaba dizendo "Obrigado", como estivesse se rebaixando. 

Logo ele se corrige e diz em voz alta "Nós viemos aqui pra vencer!". A cena é idêntica ao do original!


Bônus da cena por Konomi Takeshi (autor/mangaká da obra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário